quarta-feira, 18 de março de 2009

PALAVRAS PODRES - NUNCA MAIS


Trabalhei com as minhas crianças da EBD e agora estou passando pra vocês.

Versículo- chave- "Não usem palavras indecentes nem digam coisas tolas ou sujas, pois isso não convém a vocês." Efésios 5.4 (BLH)

OBJETIVOS - Após participar desta reunião, a criança deverá ser capaz de :

-Identificar palavras e frases que não são agradáveis.

- Substituir palavras "podres" por palavras de agradecimento, de elogio e/ ou de paz.

Efésios 5.4 é o versículo para esta lição. A expressão "palavras podres" vem deste versículo. A tradução antiga diz "palavras torpes", que quer dizer uma coisa sem valor, já passada ou estragada. Daí a origem do título e o objetivo de ensinar às crianças que palavras feias e desagradáveis não servem para nada e devem ser evitadas.

Para despertar o interesse leve uma fruta boa e uma fruta estragada.
Mostre a fruta estragada e a fruta boa e pergunte qual das duas as crianças preferem comer. Destaque que ninguém gosta da fruta podre porque é ruim. Explique que hoje a lição é sobre palavras que são tão ruins quanto a fruta podre. Explique que palavras como "obrigado", "por favor" etc. são boas, mas há outras palavras que são feias e só fazem mal.
Para ajudar as crianças a entenderem a diferença entre palavras podres e palavras boas, pergunte qual frase é boa e qual é podre, dizendo: " Você é burro e odeio você!" ou "Muito obrigado por sua ajuda, você é legal." Use outros exemplo semelhantes, pedindo para as crianças identificarem a frase podre e a frase boa.
Mostre as folhas com as palavras podres e as distribua entre as crianças.Explique que estas são palavras que nunca mais queremos falar, pedindo que as crianças as amassem e joguem fora.

CENTRO DE JOGOS
Faça uma figura de um rosto alegre e uma figura de um rosto triste.

Neste jogo, você deverá ler situações e cada criança, em sua vez, dirá se as palavras foram boas ou podres. A criança escolherá o rosto triste quando as palavras forem podres e o rosto alegre quando forem boas. Se as palavras são podres, todas as crianças tentam modificar as palavras para que possam ser boas. Exemplos de situações:(Você poderá crias outras.)

♥Rodrigo pisou na casa de areia que Jaime estava fazendo na praia. Jaime falou gritando: "Você é idiota! Po que não presta atenção no que está fazendo?"

♥ A mãe de Ana pediu que ela arrumasse sua cama e e la respondeu: "Sim, senhora."

♥Fábio viu sua mãe trabalhando na cozinha e falou:"Por que a senhora é tão devagar? Eu estou morrendo de fome e quero comer agora!"
Crie outras situações...

CENTRO DA NATUREZA

Fale que o vento e as palavras são fortes e por isso vai usar um ventilador ou o vento natural para mostrar a força do vento. Jogue penas e/ ou bolhas de sabão no ar para ver onde o vento as leva. Converse sobre o poder do vento e destaque que o vento não pode ser visto mas tem um efeito enorme sobre nós. Faça uma aplicação, explicando que palavras faladas podem ser ouvidas, mas não vistas e têm um efeito grande sobre a vida das pessoas.

Explique que quando criticamos ou falamos mal de alguém, estas palavras podres fazem muito mal e a outra pessoa fica se lembrando destas palavras por muito tempo.

REUNIÃO EM CONJUNTO

Confeccione um mural com papel pardo e escreva no centro a seguinte frase: "Se você quer ser uma pessoa bonita, você têm que cuidar de si mesma." Ao redor, cole uma embalagem de sabonete, uma caixa de creme dental, um pente e um espelho pequeno.
Diga que vamos descobrir como podemos ser pessoas melhores, fazendo as coisas que Deus nos manda fazer. Explique que para ser uma pessoa bonita temos de cuidar dos nossos corpos, chamando atenção para os objetos colados no mural, pedindo que as crianças expliquem como cada item é usado para embelezar nossos corpos. Explique que os quatro objetos no mural nos ensinam lições de coisas que podem ser feitas para obedecer a Deus e ser mais bonito. Mostre acaixa de creme dental, destacando que ele é usado para lavar a boca. Diga que hoje aprenderemos que a Bìblia nos ensina que devemos manter nossas bocas limpas, evitando palavras sujas.

Oração - Uma criança deve agradecer pela Bíblia que nos ensina como devemos viver.

Cânticos - Cante músicas relacionadas com o tema: de agradecimento, de louvor...

HISTÓRIA

Prepare com antecedência: um papel marron ou amarelado, queimado ao redor, como se fosse um papel velho, com a porção da carta de Efésios referente à história de hoje escrita nele.


" Paulo era um pastor que trabalhava com muitas igrejas porque não havia pastores em número suficiente. Ele viajava muito para visitar todas as igrejas pelas quais era responsável. Durante o tempo em que ele tinha que ficar longe de uma igreja, ele escrevia cartas dando instruções à igreja e também recebia cartas com notícias daquela igreja.
Um dia Paulo ficou muito triste, pois recebeu notícias de que muita gente na igreja estava agindo de modo errado. Ele quase chorou ao ouvir que algumas pessoas da igreja estavam mentindo.
Ele também soube que outras pessoas na igreja estavam fofocando, ou seja, falando mal dos outros membros da igreja. Outras pessoas estavam reclamando e criticando demais.
Imagine a tristeza de Paulo ao ouvir que algumas pessoas da igreja estavam usando palavrões e outras pessoas contando piadas com palavras sujas! Paulo orava pedindo a Deus: " Deus, mostre-me o que fazer para ajudar as pessoas desta igreja. Estão usando palavras podres. O que eu faço?
Deus respondeu à oração de Paulo. Deus ajudou Paulo a escrever uma carta explicando que os crentes precisavam ter cuidado com as palavras que usam. (Pegue o papel envelhecido e enrolado que você preparou, abra-o e leia esta porção da carta aos Efésios.)


"Aos meus amigos,

Eu gosto muito de vocês e espero que vocês tenham a paz de Jesus Cristo em suas vidas.
Recebi uma notícias triste de vocês e preciso falar algumas verdades. Primeiro vocês devem lembrar que, como crentes, devemos imitar a Jesus em tudo que fazemos e FALAMOS.
Quem é crente não pode mentir. Isto é pecado. Tem que falar a verdade. Também não pode falar mal dos outros, nem fofocar. Cuidado com as palavras que vocês usam. Muitos de vocês estão usando palavras podres. Em vez disso, vocês devem agradecer ou elogiar as pessoas ou dar louvores ao Senhor. Estou lhe ensinando o que Deus quer que vocês façam: "Não usem palavras indecentes nem digam coisas tolas ou sujas, pois isso não convém a vocês."
Seu amigo e seu pastor,
Paulo

ORAÇÃO- Uma criança voluntária, deve orar pedindo que Deus nos ajude a usar palavras bonitas e evitar as palavras podres.

CÂNTICOS - Cantem !A Palavra Bonita" e Agradeço a Ti, Senhor", destacando que estas músicas são um bom substituto para palavras podres.

ENCERRAMENTO -Desafie as crianças a tentarem elogiar e agradecer as pessoas durante a semana, evitando reclamar, criticar ou falar palavras podres.


Fonte:Revista: O Pequeno Missionário 2T96 / UFMBB





terça-feira, 3 de março de 2009

Presentinho!!

Olha que lindo este selinho que recebi do blog: http://arcadagarotada.blogspot.com




[Selo_maneiro.jpg]

Agora eu tenho a difícil tarefa de escolher 10 Blogs para indicar. Vai ser complicado porque todos mereceriam esse presente! Mas vamos lá! As regras para quem receber este selo são:

1- Exiba a imagem do selo “Olha Que Blog Maneiro” que você acabou de ganhar!

2- Poste o link do blog que te indicou.

3- Indique 10 blogs de sua preferência.


4- Avise seus indicados.


5- Publique as regras.


6- Confira se os blogs indicados repassaram o selo e as regras.


7- Envie sua foto ou de um(a) amigo(a) para olhaquemaneiro@gmail.com, juntamente com os 10 links dos blogs indicados para vericação. Caso os blogs tenham repassado o selo e as regras corretamente, dentro de alguns dias você receberá 1 caricatura em P&B.


Agora vamos aos Blogs indicados:

1. http://fabriciodaniela.blogspot.com

2. http://www.tiadulce.xpg.com.br

3. http://recebiliegostei.com/

4. http://www.evelyns-place.com/

5. http://crescendonagraca1.blogspot.com/

6. http://ministerio-floresqueadoram.blogspot.com/

7. http://www.eziel-euzanira.blogspot.com/

8. http://elizinharocha.blogspot.com/

9. http://lizianesantos.blogspot.com/

10. http://betebloging.blogspot.com/