segunda-feira, 12 de abril de 2010

FESTA DO AVENTAL


Ornamentação- A sala onde será realizada a festa deverá ser Ornamentada com aventais de papel ou de tecido. na parede central, deverá ser colocado um grande avental de papel, contendo os seguintes dizeres: "MAMÃE, NÓS AMAMOS VOCÊ! SEJA BEM VINDA Á FESTA DO AVENTAL!" Arrumação da sala- As cadeiras deverão ser colocadas na sala em forma de círculo, de modo que fique um grande espaço no centro para as brincadeiras. Sugestão- Todas as participantes poderão usar avental durante a festa, não importando o modelo. Lanche-poderão ser servidos salgadinhos, doces e refrigerante. Material necessário- Cartolina, fita, pincel atômico, cola, tesoura, caneta, lápis, pratos de papel, copos, guardanapos, dois aventais com bolso, grão de feijão, folhas de papel ofício. Convites- Os convites poderão ser confeccionados no formato de um pequeno avental.
Programa: Poderá ser observada a seguinte ordem:
1. Palavras de Boas- vindas
2. Devocional
3. Identificação das Convidadas
4. Brincadeiras
5. Encerramento
EXECUÇÃO
Recepção - À porta, estará uma comissão de recpção, recebendo as convidadas com uma palavra de boas-vindas. As integrantes dessa comissão deverão usar aventais iguais, que poderão ser feitas de papel, de acordo com o modelo do convite.
Palavras de Boas-vindas - A dirigente da festa poderá ficar responsável por esta parte do programa.
Devocional - Poderá incluir:
Cânticos - Deixar que cada mãe indique seu hino preferido. Todas as participantes da festa deverão cantar a primeira estrofe e o coro de cada hino.
Leitura Bíblica - Provérbios 31.10-31
Oração
Identificação das Convidadas - Esta parte deverá ser bem dinâmica. Pelo nome, pedir a cada mãe que se coloque de pé, ao lado de sua filha ou filho. A filha ou filho perguntará à sua mãe qual é o trabalho doméstico de que mais gosta e o de que menos gosta.
Brincadeiras - Crie suas próprias brincadeiras bem criativas.
Lembrancinha- Sugestão:Um lindo avental.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Mulheres da Bíblia

DRAMATIZAÇÃO(Onely Mabel Carneiro e Lidice Feitosa)

PERSONAGENS – Dirigente, Narradora, Eva, Joquebede, Noemi, Isabel, Maria – as mulheres da Bíblia devem estar caracterizadas à moda antiga judaica e se apresentarão, uma a uma, a medida que a narradora disser o seu nome.

DIRIGENTE – Maio é o mês do lar! Durante os dias deste mês, nossa atenção está voltada para a família , para o lar onde vivemos em amor com os nossos queridos familiares. Para que um lar seja feliz é preciso que Cristo viva no coração de todos os seus componentes; é necessário que a Palavra de Deus seja lida e que seus ensinos preciosos sejam observados. Hoje, veremos algumas mães da Bíblia, ensinando-nos lições importantes para os nossos lares.

MÚSICA – Hino “Amor no Lar” – duas primeiras estrofes (nº 395 HNC) – pelos assistentes

NARRADORA – (em pé, com uma grande Bíblia na mão, abrindo-a em Gênesis 2 , fala)
EVA – a primeira mãe do mundo! – “Disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem , transformou-a numa mulher.”

EVA – Quando os meus olhos se abriram e pela primeira vez contemplei o mundo, senti o peso que sobre mim caía. A mim foi dada a responsabilidade de trazer vidas ao mundo. Pensei muitas vezes no que de mim seria dito pelas mães do futuro. Achariam elas que a educação dada a Caim foi defeituosa? Ou se lembrariam mais de Abel? Eduquei-os nos caminhos do Senhor. Infelizmente, Caim procedeu de maneira inversa, razão de seu erro e seu pecado. Alegro-me, no entanto, porque o Senhor se lembrou de mim e me deu a Sete em lugar de Abel. E recordo-me bem que, a partir daquele dia, o nome do Senhor começou a ser invocado. E, então, eu, a primeira mãe do mundo, orgulhei-me de ser MÃE!!!

NARRADORA – (abrindo a Bíblia no livro de Provérbios) – JOQUEBEDE - educou seu filho no caminho de Deus – “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”

JOQUEBEDE - Quando fui obrigada a lançar meu filho às águas, não compreendia, a princípio, porque tinha de fazê-lo. Afinal de contas, todas as mães têm o direito de acalentar seus filhos. Nós, do povo judeu, não tínhamos esse direito. Nossos filhos eram arrancados de nossos braços. Mas Deus tinha um propósito para meu filho Moisés. O Senhor esteve comigo e eu sempre estive com o Senhor. Ele providenciou para que eu educasse Moisés e eu o ensinei a viver em palácios, mas a não se deixar envolver pelos enganos da riqueza. Meu filho foi um grande líder, temente a Deus.

NARRADORA – (abrindo a Bíblia e Provérbios 31) – NOEMI – inspirou confiança e sinceridade – “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias. A força e a dignidade são os seus vestidos. Fala com sabedoria e a instrução da bondade está na sua língua.”

NOEMI – Quando Malom e Quiliom faleceram, minhas noras não se sentiram constrangidas a permanecerem comigo. A confiança e a sinceridade sempre reinaram entre nós. Órfã foi sempre mais calada, é verdade, mas temos que considerar que seu temperamento era assim. Órfã e Rute me amavam a sua maneira, é claro, mas me amavam. Consegui ser mãe para as minhas noras, e pude influenciar a escolha de um novo companheiro para Rute – Boaz, pai de Obede, avô de Jessé, que foi pai de Davi, ancestral de Jesus.

NARRADORA - (mesma atitude - Pv 14) – ISABEL – alegrou-se em ser mãe – “A mulher sábia edifica a sua casa., mas insensata com as próprias mãos a derruba.”

ISABEL - Meu coração era triste. Tinha um marido que me amava, mas não tínhamos filhos. Procurávamos viver sempre diante de Deus, Certo dia, fomos visitados pelo anjo do Senhor e a nós foi dada a graça de sermos pais da “Voz Que Clama“. Na comunhão que mantínhamos com o Senhor, soubemos da sua missão e o educamos para realizá-la. Do nosso filho foi dito: “Entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista”.

NARRADORA – (mesma atitude – Lc 1) – MARIA – compreendeu os planos de Deus para sua vida e para a vida de seu filho – ”Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. A minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque contemplou na humildade da sua serva. Pois desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada”.

MARIA – Senti sobre mim a grande responsabilidade de guardar em meu ventre o Filho de Deus. De ser mãe terrena de Jesus Cristo, aquele que veio para dar a salvação a todos quantos crêem.. Compreendi, desde cedo, a minha missão, e procurei a ajuda de Deus na execução desta grande tarefa. A oração foi minha principal arma para que saísse vitoriosa.

DIRIGENTE - Acabamos de assistir a um desfile de mães da Bíblia e isso nos alegra porque elas contaram suas experiências para as mães de hoje. A pureza do corpo, da mente e do espírito são importantes para a missão da mulher. As mães precisam depender de Deus: ter comunhão íntima com ele, reconhecer suas limitações, e ter a certeza de que Deus está ao seu lado, pronto para atendê-las em todos os momentos, no lar ou fora dele.

MÚSICA – Hino “Amor no Lar” –três últimas estrofes (nº 395 do HNC) – por todos os presentes.

AS MÃES SÃO FLORES

AS MÃES SÃO FLORES (4 participantes)
(Aderita Alves da Silva)

1 – As mães são flores maravilhosas,
2 – São lírios lindos e belas rosas,
3 – São dálias, cravos, açucenas,
4 – Jasmins, violetas amenas.
1 – Flores belas, simples ou perfumadas,
TODOS – As mães são flores sagradas!
2 – Merecem nosso carinho, a nossa admiração,
3 – O nosso amor mais sincero, a nossa dedicação.
4 – Por tudo o que elas sofrem,
1 – E pelo amor que elas têm,
2 – Bem merecem no seu dia
TODOS – Mil beijos e parabéns!
3 – As mães são símbolo de amor,
4 – De sacrifício e dores,
1 – Fazemos-lhes, portanto, justiça
3 – Dizendo: “As mães são flores!”
TODOS - Ó mães queridas, nós vos amamos,
E neste dia vos abraçamos.
Ao Deus bendito por vós rogamos
Que vos dê vida por muitos anos!

A MÃE IDEAL

de Emílio Carlos

CRIANÇA 1 - Vocês já pensaram
em como seria a mãe ideal?
TODOS - Não, não pensamos não
CRIANÇA 1 - Então vamos pensar

(Todos pensam por alguns momentos com a mão no queixo)

TODOS - Hum... hum... hum...

CRIANÇA 2 - Eu já sei!
TODOS - Sabe?
CRIANÇA 2 - Sei: a mãe ideal
precisa ser carinhosa

3 - Como quando a gente é bebê

(entra uma mãe com um bebê de colo)

3 - e chora porque não sabe como dizer:
TODOS - "Mamãe: tenho fome"

1 - "Mamãe: tenho sede"
2 - "Mamãe: estou com frio"
3 - "Mamãe: que calor".
4 - "Mamãe: dói aqui".

1 - A gente chora pra dizer tudo isso?
TODOS - Hum, hum.
1 - E a mãe entende?
TODOS - Sim. Mamãe é especialista em choro de bebês.


1 - Ah: ela entende "bebezês", não é?
TODOS - É sim.
1 - Sua mãe é assim?
TODOS - É sim.
1 - A minha também.

3 - Mas tem mais.
TODOS - Tem mais?
3 - É. Pra ser mãe ideal tem
ser enciclopédia.

TODOS - Como assim?
3 - É que tem a fase dos "porquês"
e a mãe sempre tem resposta
pra tudo que a gente pergunta

(Entra outra mãe com uma criança de 4 ou 5 anos. Sugestão: a mãe pode entrar com
várias crianças - e nesse caso cada pergunta é feita por uma criança).

1 - Mãe: por que chove?
2 - Mãe: de onde eu vim?
3 - Mãe: por que eu tenho que escovar os dentes?
4 - Mãe: por que você está chorando?

3 - Gente: é "por que' o dia inteiro
TODOS - Parece não ter fim
1 - Sua mãe é assim?
TODOS - É sim!

4 - Daí a gente cresce
TODOS - Fica grande como nós

(entram as mães das crianças do jogral e ficam atrás delas)

4 - E aí fica mais fácil para as mães
TODOS - É. Nós já somos quase adultos

(Cada criança vai fazer sua fala se virando para a sua mãe)

1 - Mãe: caí da bicicleta
2 - Mãe: amarra meu tênis
3 - Mãe: compra. (dá um sorriso amarelo)
4 - Mãe: eu tô com medo.

1 - Sua mãe é assim?
TODOS - É! É sim!
1 - Então não precisamos procurar mais
TODOS - É, parece que nós já achamos

2 - Parece que nós já temos
3 - a mãe ideal
4 - sempre do nosso lado
TODOS - 24 horas por dia!

1 - Mas ainda está faltando uma coisa
TODOS - O que?
1 - Uma coisa... (dá a dica com os olhos apontando as mães)
TODOS - Ah, sim...

(Todos abraçam suas mães)

TODOS - Mamãe: eu amo você!
(Música e Fim).

(Observação: é importante que os leitores dramatizem o jogral, interpretando as
falas sempre que possível com gestos).

terça-feira, 6 de abril de 2010

A História do Lápis


A História do Lápis

Um menino olhava sua avó escrevendo uma carta.

A certa altura, perguntou: - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? É sobre mim? A avó sorriu e disse: - Estou escrevendo sobre você, sim. Porém, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse. O menino olhou para o lápis e não viu nada de especial. - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!- Tudo depende do modo como você olha as coisas.

Há cinco qualidades nele que, se conseguir mantê-las, o fará uma pessoa feliz.Com toda a sabedoria, a avó enumerou então as seguintes qualidades:

1) Você pode fazer grandes coisas, mas nunca deve esquecer que há uma Mão que guia seus passos. Essa mão é Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo conforme Sua vontade.

2) De vez em quando preciso usar o apontador. O lápis sofre um pouco, mas no final está mais afiado. Por isso, saiba suportar algumas dores, pois elas o farão uma pessoa melhor.

3) O lápis permite que eu use uma borracha para apagar o que está errado. Corrigir algo que fizemos é importante para nos manter no caminho da justiça.

4) O que realmente importa no lápis não é a sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Sempre cuide do seu interior.

5) Finalmente, o lápis sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, deixará traços. Então procure ser consciente de cada ação.