domingo, 7 de dezembro de 2008

Dormir enquanto os ventos sopram



Um fazendeiro possuía terras ao longo do litoral do Atlântico. Ele anunciava constantemente precisar de empregados, mas a maioria de pessoas estava pouco disposta a trabalhar em fazendas ao longo do Atlântico: temiam as horrorosas tempestades que varriam aquela região, fazendo estragos nas construções e nas plantações.
Procurando novos empregados, o fazendeiro recebeu muitas recusas. Finalmente, um homem baixo e magro, de meia-idade, aproximou-se do fazendeiro.
− Você é um bom lavrador?, perguntou o fazendeiro.
− Bem, eu posso dormir enquanto os ventos sopram, respondeu o pequeno homem.
Embora confuso com a resposta, o fazendeiro, desesperado por ajuda, deu-lhe emprego. O pequeno homem revelou-se um bom trabalhador, mantendo-se ocupado do amanhecer até ao anoitecer, e o fazendeiro estava satisfeito com o seu trabalho.
Então, uma noite, o vento uivou ruidosamente. O fazendeiro saltou da cama, pegou num candeeiro e correu até ao alojamento dos empregados. Sacudiu o pequeno homem e gritou:
− Levante-se! Está a chegar uma tempestade! Amarre as coisas antes que sejam arrastadas!
O pequeno homem virou-se na cama e disse firmemente,
− Não, senhor. Eu disse-lhe, posso dormir enquanto os ventos sopram.
Zangado com a resposta, o fazendeiro estava tentado a despedi-lo imediatamente. Mas, em vez de o fazer, apressou-se a sair do alojamento dos empregados para prevenir os efeitos da tempestade. Do empregado, trataria depois.
Mas, para seu assombro, descobriu que todos os montes de feno tinham sido cobertos com lonas firmemente presas ao solo; as vacas estavam bem protegidas no celeiro, os frangos nos aviários, e todas as portas muito bem travadas. As janelas bem fechadas e seguras. Tudo tinha sido amarrado ou seguro. Nada poderia ser arrastado.
O fazendeiro, então, entendeu o que seu empregado quis dizer, regressou à sua cama para também dormir enquanto o vento soprava.



Um comentário:

Mirian Cruz disse...

Gosto muito do seu blog. Que Deus continue te abençoando. Bjs